Sedentarismo é muito prejudicial a nossa saúde

A inatividade física é responsável por uma em cada dez mortes por doenças como problemas cardíacos, diabetes e câncer de mama e do cólon, diz o estudo. Os pesquisadores dizem que o problema é tão grave que deve ser tratado como uma pandemia.

Eles afirmam que a solução para o sedentarismo está em uma mudança generalizada de mentalidade, e sugerem a criação de campanhas para alertar o público dos riscos da inatividade, em vez de lembrá-lo somente dos benefícios da prática de esportes.

Os estragos feitos pelo sedentarismo e seu impacto na saúde pública são de tal porte que hoje ele é tratado como uma pandemia, ou seja, uma epidemia mundial. O estudo constatou que o sedentarismo diminui a expectativa de vida tanto quanto o tabagismo ou a obesidade, tamanho o mal que faz ao organismo. Ou seja, você pode não ser obeso e não ser fumante, mas se for sedentário está, apenas pelo sedentarismo em si, diminuindo sua expectativa de vida e minando a sua saúde. E mais: o estudo comprovou que o sedentarismo é o responsável por cerca de 10% das doenças não-transmissíveis como por exemplo câncer e problemas cardíacos.